segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ATIVIDADES DE JANEIRO/ 2012

1. Leitura e Discussão dos textos:
- Inquietações do docente de Ciências e Biologia. PACHECO, NICOLA, 2006.
- Recursos didáticos no ensino de Biologia e Ciências. LEPIENSKI, PINHO, 2012. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/400-2.pdf?PHPSESSID=200907151. Acesso em 10 de janeiro de 2012.
-Uma experiência na produção de materiais didáticos por alunos do Ensino Médio: uma forma de aprendizagem ativa. BARROS, VINHOLI JÚNIOR, BITENCOURT, 2010.
2. Divisão em grupos
3. Tópicos/questionamentos(outros trabalhos podem e devem ser usados como fonte para elaboração do texto):
- Importância de formar núcleos (grupos) de estudo nas instituições de ensino;
- Inclusão de novos saberes da prática pedagógica a serem desenvolvidos nas aulas de Biologia;
- Quais as estratégias que podem tornar significativa a qualidade do ensino/ aprendizagem?
- Transformar as pesquisas em ações que tragam melhorias no fazer pedagógico;
- Propostas concretas de intervenção no ensino de Biologia;
- Como atrair os alunos ao estudo de Biologia?
- Aulas práticas: aulas experimentais e não, aulas meramente demonstrativas.
- Importância de compreender o método científico;
- Experimento planejado, investigativo e que tenha relação com o contexto de vida do aluno.
e por fim,
- As percepções de vocês sobre os jogos/gincana de citologia, fungos e ecologia aplicados nas escolas Monsenhor Odorico e Liceu Lili Feitosa.
- Cada grupo deverá escrever um texto onde estejam contextualizados os tópicos destacados acima.
Esses textos subsidiarão um artigo científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário