sábado, 6 de agosto de 2011

A proposta institucional A vida docente na escola II – aprender e ensinar pela pesquisa compõe-se de 06 subprojetos no campo das Ciências da Natureza e Matemática e 02 das Ciências Humanas nos seguintes Campus/polo:

FECLI (Iguatu): Ensino, aprendizagem e pesquisa como elementos de iniciação à docência em Biologia;
Fomentando a formação docente, o ensino e a aprendizagem em Física na Região Centro-Sul do Ceará;

FAEC (Crateús): Formação do professor de Biologia: aprendizagem baseada na vivência e na prática;

Itapery (Fortaleza): A construção dos conceitos matemáticos face às tendências da Educação Matemática;

FECLESC (Quixadá): Iniciação à Docência em Química: o cotidiano como elemento gerador da pesquisa e do ensino de Química na Educação Básica;

FAFIDAM (Limoeiro do Norte): A formação do professor para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o uso de metodologias alternativas na construção de conceitos;

FACEDI (Itapipoca): Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino;

E no CECITEC em Tauá: Integração Universidade e Escola Básica nos Inhamuns: uma iniciativa de valorização da formação do docente de Biologia - Desenvolver a formação para a docência centrada na escola, nos dilemas presentes no ensino de Biologia por meio da análise e reflexão da prática docente, integrando teoria e prática, utilizando propostas diversificadas visando melhorias na qualidade da educação;




De acordo com a coordenadora Institucional Isabel Sabino, “nosso desafio é constituir um processo formativo que favoreça a articulação teoria e prática, a capacidade de reflexão e a elaboração própria sobre a docência e suas especificidades por parte de nossos licenciandos e professores supervisores. [...] Para viabilizar este propósito focalizamos a integração da pesquisa ao ensino, percebida como possibilidade de concretização dessa intencionalidade na ação docente, acreditando com Severino (1999, p.13) que “só se aprende, só se ensina, pesquisando. O professor precisa da prática da pesquisa para ensinar eficazmente; o aluno precisa dela para aprender eficaz e significativamente; e a universidade precisa da pesquisa para ser mediadora da educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário