terça-feira, 30 de agosto de 2011

Finalizamos nossas experiências no Laboratório de Biologia do CVT (Centro Vocacional Tecnológico), anexo ao CECITEC. Os grupos desenvolveram, entre outras atividades, aulas práticas utilizando material de baixo custo; as experiências mostraram-se viáveis e serão propostas aos estudantes das escolas participantes Liceu Lili Feitosa e Escola Monsenhor Odorico, com a cooperação dos professores supervisores. Os resumos, sob a orientação da nossa Coordenadora, foram enviados para a Semana Universitária da UECE.






sábado, 27 de agosto de 2011

Semana Universitária

Os bolsistas PIBID estão realizando trabalhos para a Semana Universitária. Os estudantes se dividiram em grupos e colocaram em prática as propostas que incluem aulas experimentais utilizando material de baixo custo. Esta atividade oportuniza a integração da teoria e prática utilizando-se material simples, do dia a dia dos alunos, mas que apesar de utilizar material de baixo custo e as experiências sejam simples de demonstrar, apresenta grande valor pedagógico, contribuindo para o aprofundamento teórico sobre questões de Biologia. As atividades estão sendo conduzidas no laboratório de Biologia do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), anexo ao CECITEC. Os bolsistas, sob a orientação da Coordenadora, estão utilizando materiais diversificados, tanto os de uso corrente no laboratório como materiais alternativos, seguindo temas contidos nos livros didáticos de Biologia. Oportunamente as experiências serão realizadas com os alunos das escolas participantes com a colaboração dos professores supervisores.









terça-feira, 16 de agosto de 2011

customização dos diários de campo

As aulas no CECITEC começaram hoje mas, ontem, antes mesmo do início do período letivo, nos reunimos para definirmos os próximos passos para o desenvolvimento do projeto. Além de estarmos nos preparando para a Semana Universitária da UECE que acontecerá em novembro, fizemos a customização dos nossos diários de campo, que ficaram lindos! Assim, personalizados, fica bem mais divertido registrar as atividades do PIBID. Cada bolsista tinha a missão de providenciar um caderno e fazer uma capa bem criativa colando figuras ou desenhando ou fazer da maneira que achasse melhor. As únicas exigências eram: na capa deveria ter visível o nome "Diário de Campo" e a referência ao PIBID.
grupo PIBID Bio Tauá
Ana Célia e Rutielle, Profª Elane (coordenadora), Profª Silda (supervisora), Isac, Claudette, Eudes e Francisca
Júnior, Daniele, Camila, Prof. Pedro (supervisor), Jeanne, Daiana, Alline e Raquel.


Prof. Pedro, Isac, Júnior, Eudes
Gostaram do resultado?








quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alunos de Tauá estão apresentando trabalhos no Congresso Nacional de Botânica, em Fortaleza.

Profª Juliana, José Carlos (aluno), Profª Elane (coordenadora do PIBID) e Rutielle (bolsista do PIBID).

Sobre o Congresso:
O 62º Congresso Nacional de Botânica, em conjunto com a 34ª Reunião Nordestina de Botânica, tem como tema central "Botânica e Desenvolvimento Sustentável", em que são considerados os aspectos de preservação das reservas naturais dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável, pois o desmatamento indiscriminado, o extrativismo predatório e o desrespeito à natureza podem acarretar, por exemplo, no desaparecimento de plantas com grande potencial terapêutico e que ainda não foram pesquisadas sob o ponto de vista botânico, agronômico, fitoquímico ou farmacológico. Aspectos estes que se encontram agravados diante da nova realidade do aquecimento global.

Logicamente, este novo cenário tem afetado o rico e diverso ambiente sul-americano, que é extraordinário, especialmente no caso do Brasil, que tem a maior diversidade biológica de plantas, animais e microrganismos do planeta, além de possuir invejável acervo de recursos naturais edafoclimáticos, hídricos e de revestimento florístico. Estima-se que o Brasil possua cerca de 20% de toda a biodiversidade existente no planeta, ao mesmo tempo em que contém em torno de 19% dos solos agricultáveis do mundo. Apesar de toda essa riqueza, o Brasil é altamente dependente dos produtos exóticos, cujo atual e necessário intercâmbio do germoplasma desejado, torna-se cada vez mais dificultado em face das leis de propriedade intelectual e de acesso aos recursos genéticos, já considerados em muitos países que são fontes destes recursos naturais.


http://www.uece.br/eventos/cnbot62/

sábado, 6 de agosto de 2011

A proposta institucional A vida docente na escola II – aprender e ensinar pela pesquisa compõe-se de 06 subprojetos no campo das Ciências da Natureza e Matemática e 02 das Ciências Humanas nos seguintes Campus/polo:

FECLI (Iguatu): Ensino, aprendizagem e pesquisa como elementos de iniciação à docência em Biologia;
Fomentando a formação docente, o ensino e a aprendizagem em Física na Região Centro-Sul do Ceará;

FAEC (Crateús): Formação do professor de Biologia: aprendizagem baseada na vivência e na prática;

Itapery (Fortaleza): A construção dos conceitos matemáticos face às tendências da Educação Matemática;

FECLESC (Quixadá): Iniciação à Docência em Química: o cotidiano como elemento gerador da pesquisa e do ensino de Química na Educação Básica;

FAFIDAM (Limoeiro do Norte): A formação do professor para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o uso de metodologias alternativas na construção de conceitos;

FACEDI (Itapipoca): Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino;

E no CECITEC em Tauá: Integração Universidade e Escola Básica nos Inhamuns: uma iniciativa de valorização da formação do docente de Biologia - Desenvolver a formação para a docência centrada na escola, nos dilemas presentes no ensino de Biologia por meio da análise e reflexão da prática docente, integrando teoria e prática, utilizando propostas diversificadas visando melhorias na qualidade da educação;




De acordo com a coordenadora Institucional Isabel Sabino, “nosso desafio é constituir um processo formativo que favoreça a articulação teoria e prática, a capacidade de reflexão e a elaboração própria sobre a docência e suas especificidades por parte de nossos licenciandos e professores supervisores. [...] Para viabilizar este propósito focalizamos a integração da pesquisa ao ensino, percebida como possibilidade de concretização dessa intencionalidade na ação docente, acreditando com Severino (1999, p.13) que “só se aprende, só se ensina, pesquisando. O professor precisa da prática da pesquisa para ensinar eficazmente; o aluno precisa dela para aprender eficaz e significativamente; e a universidade precisa da pesquisa para ser mediadora da educação”.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Primeiro mês de atividades

Iniciamos nossas atividades no dia primeiro de julho; o planejamento para esse mês consistia em:
- Primeira Reunião com a Coordenadora de área;
- Apresentação do Projeto Institucional e Subprojeto de Biologia;
- Criação do blog;
- Estudo das propostas dos projetos;
- Divisão dos bolsistas em dois grupos;
- Realização de levantamento sobre as Escolas;
- Postagem das Atividades no blog.
As atividades destinadas foram todas cumpridas a contento.
E enquanto aguardamos a 1ª visita às escolas, continuamos nossos estudos sobre a fundamentação teórica que norteia o Projeto Institucional PIBID- UECE.